R. Camargo Paes, 118 - Jardim Guanabara, Campinas - SP, 13073-350
contato@otakunoie.com.br

REGRAS CONCURSO COSPLAY

Evento gerenciado pelo Otaku No IE

REGRAS CONCURSO COSPLAY

DESFILE 1. INTRODUÇÃO 

1.1 Regras destinadas ao concurso cosplay desfile geral para eventos promovidos pelo Otaku no Ie.

1.2 O foco do concurso é incentivar o hobby de cosplay, assim como apresentar novos talentos, promover o desenvolvimento de novas habilidades e premiar os cinco que se destacarem. 

1.3 O concurso é aberto para todas as pessoas com idade superior a cinco anos. 

1.4 É vetada a participação de membros da comissão organizadora e coordenadores do evento “sendo permitida a participação dos mesmos, após o prazo de 1 (um) ano de seu desligamento”. 

1.5. É permitida a participação de convidados (como palestrantes e professores de workshops), staffs e vendedores terceirizados, porém esses não serão pontuados e, portanto, não obterão classificação nas seletivas. 

1.6 O concurso será assistido por pessoas de todas as idades, credos, e sexos. Sendo assim, é exigido aos participantes que tenham bom senso e postura respeitosa em suas apresentações. 

1.7 Ofensas (palavrões), apelo sexual, apologia a qualquer tipo de droga, racismo e demais posturas de caráter discriminatório acarretarão na desclassificação imediata do participante, caso seja evidenciado pelos jurados do evento sede. 

1.8 É terminantemente proibido o porte de explosivos, armas de fogo (mesmo descarregadas) e armas brancas com fio. Quaisquer outros objetos que apresentem risco aos participantes do evento podem ser retidos pela organização caso seu risco seja constatado pela equipe de segurança. Sendo assim, a coordenação tem autoridade em confiscar tais objetos, que serão guardados em sua posse e devolvidos a seus donos ao final do evento. 

1.8.1 Aos participantes que tiverem algum objeto de sua apresentação retido pela coordenação: o ocorrido deverá ser informado no ato da inscrição, solicitando assim sua utilização. O uso do objeto será analisado e autorizado pela coordenação do evento, caso o este se encaixe no descrito no item 1.8, a coordenação tem o direito de não autorizar o uso do mesmo. 

1.9 Como caráter publicitário e jornalístico as imagens dos participantes do Concurso Cosplay podem ser utilizadas sem ônus pelas mídias oficiais do evento ou mídias parceiras, caso haja permissão formal da organização do evento em questão. 

1.9.1 O evento tem o direito de uso de todas as imagens, áudio e textos relacionados ao Concurso Cosplay, podendo ser utilizados na forma de propaganda, como anúncios em jornais, revistas e outras formas de mídia ou produções secundárias (como DVD’s e conteúdos em páginas web). Esta regra vale para antes, durante e após a realização do concurso, e inclui qualquer outra promoção do evento em mídias parceiras como: sites, revistas, jornais, programas de TV entre outros. Sendo assim o participante desde já cede seu direito de imagem mencionado anteriormente ao evento sede sem qualquer tipo de compensação financeira. 

2.0 INSCRIÇÃO 

2.1 Os cosplayers interessados em participar do concurso deverão dirigir-se até a área de inscrições para realizar o cadastro junto ao staff responsável, até uma hora antes do início do concurso. É necessário levar uma foto do cosplay que mostre a roupa em detalhes em mídia digital (arquivo JPG ou PNG) ou impressa, o mesmo somará a pontuação final 0,5.

2.2 Participantes menores de quatorze (14) anos só poderão se inscrever e se apresentar com a presença de um responsável.

2.3 O participante só poderá participar com uma personagem por dia de evento.

2.4 Não serão permitidos a participação de estilos de moda ex: lolitas, j-rocks e afins.

2.5 Há um limite de inscrições por dia. O limite será definido de acordo com o tempo disponibilizado pelo evento.

2.6 A organização do concurso garante o sigilo dos dados pessoais do participante que constarem na Inscrição.

2.7 A não apresentação da referência poderá provocar a perda de pontos, devido à falta de material para comparação entre as roupas utilizadas pelo cosplayer e o personagem na mídia original por conta dos juízes. 

2.8 A inscrição deve ser feita pelo próprio participante não sendo permitida sua inscrição por terceiros. 

2.9 No ato da inscrição o participante receberá uma ficha com o número de sua apresentação. Este número deve ser mantido em seu poder e apresentado ao staff responsável pela organização da fila quando solicitado. 

2.10 Mantenha seu canhoto devidamente guardado: sua perda implica na não participação no concurso. 

2.11 São considerados válidos cosplays de personagens de qualquer tipo de mídia desenhada, filmada ou escrita, não importando a origem étnica do mesmo, desde que o personagem seja de acesso público. 

2.12 Apresentações que possuam crossovers (interação entre personagens originados de obras distintas) serão permitidas desde que exista oficialmente uma obra onde os personagens referidos se encontram (ex.: Flash e Arqueiro Verde no seriado Arrow). Isso deverá ser devidamente informado no ato da inscrição, onde deverá ser fornecida a origem do mesmo. A não comprovação da relação implica em desclassificação. 

2.13 Gengerbends (versão feminina de personagens masculinos ou vice-versa) e Gijinkas (versão humana de animais) serão permitidos, porém a avaliação será melhor com a imagem de referência que foi utilizada como base para o cosplay, caso ao contrário poderá perder pontos. 

2.14 No ato da inscrição o participante declara que está de pleno acordo com as regras do concurso. A ficha será devidamente assinada reafirmando assim acordo entre ambas as partes. 

2.16 Todas as informações fornecidas no ato da inscrição devem ser verídicas, caso contrário, o participante será desclassificado. 

3.0 APRESENTAÇÃO 

3.1 As apresentações serão iniciadas no horário indicado pela coordenação do evento, sendo passível de alterações que serão avisadas previamente. 

3.2 Os cosplayers devem reunir-se no local indicado pela organização com no mínimo 20 minutos de antecedência. Os participantes serão organizados em fila de acordo com o número fornecido na ficha de inscrição e devem permanecer em seus lugares até o momento de sua apresentação. Sair do local indicado, sem autorização, acarretará na desclassificação. 

3.3 Cada participante terá trinta (30) segundos para a apresentação. 

3.4 Os cosplayers devem entrar e sair do palco seguindo as indicações dos staffs. 

3.5 O participante somente deverá subir ao palco após o anúncio de seus dados. 

3.6 É proibido pular do palco ou atirar qualquer tipo de objetos para fora dele. 

3.7 É proibido utilizar qualquer tipo de material publicitário de caráter promocional, sem autorização prévia do evento. 

3.8 É proibida a utilização de materiais líquidos, viscosos, corrosivos ou tóxicos. 

3.9 Danos ao palco, equipamentos e estrutura serão de responsabilidade do participante. 

3.10 O evento sede não se responsabiliza por eventuais acidentes ocorridos durante o concurso. 

4.0 JULGAMENTO 

4.1 A banca será composta por três juízes competentes, que darão notas individuais de 5 (cinco) a 10 (dez) com intervalos de 0,5 (meio ponto) nos dois subitens do requisitos “Fidelidade’’ e ‘’Confecção’’, e a média entre eles será a nota final /3.3 + 0,5 (meio ponto) caso a imagem de referência seja entregue no ato da inscrição. Os subitens que serão julgados com os quesitos são: Cabelo (estilização), Armamento, Acessórios, Construção e Acabamento, Maquiagem e Visão Geral. 

4.2 Nenhum participante receberá a premiação de mais de uma categoria. Em caso de ser classificado em mais de uma, receberá apenas aquela em que recebeu a maior nota, passando a premiação da outra categoria ao segundo classificado.

4.3 O quesito de julgamento é “Fidelidade”, nele serão avaliadas roupas, acessórios, calçados, armamentos, penteados, maquiagem e demais itens de indumentária que componham a caracterização do personagem, com o objetivo de recriar sua estética da forma mais fiel possível. A modelagem, construção, acabamento e estado de conservação das peças serão levados em conta, assim como a criatividade do participante em recriar elementos que caracterizem seu personagem. 

4.4 Os juízes e apresentadores do concurso de cosplay são escolhidos pela coordenação do concurso. 

4.5 As somatórias, médias e notas finais serão feitas pela coordenação do concurso. 

5.0 CRITÉRIOS DE DESEMPATE 

5.1 Em caso de empate nas notas caberá ao júri e à coordenação do concurso decidir o desempate, sendo soberana sua decisão. 

6.0 OBSERVAÇÕES FINAIS 

6.1 Os vencedores serão anunciados no palco do evento. Os que não estiverem presentes serão contatados através dos dados fornecidos no ato da inscrição. 

6.2 Todos os participantes serão julgados por um corpo de jurados cujas notas serão consideradas plenas e inquestionáveis. 6.3 Dúvidas, sugestões e demais informações podem ser obtidas via e-mail otakunonipo@gmail.com ou em nossa fanpage no Facebook ou Whatsapp: +55 19 98600-5708

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.